sábado, 19 de novembro de 2011

Projeto Calçada Livre



Confira



Para garantir o direito do pedestre de ir e vir sobre as calçadas sem se expor aos perigos da via, Agentes de Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) deflagraram na manhã desta sexta-feira, 18, a operação 'Calçada Livre'. Conduzida pelo coordenador de Trânsito de Aracaju, Capitão J. Luiz, a ação teve o objetivo de retirar os carros estacionados indevidamente nas calçadas, que obstruíam a passagem dos pedestres.

Oito Agentes de Trânsito participaram da operação, que foi realizada em sete grandes vias da capital: Avenida São João Batista, Rua Nestor Sampaio, Avenida Hermes Fontes, Avenida Barão de Maruim, Avenida Pedro Calazans, Avenida Coelho e Campos e Avenida Acrísio Cruz. As localidades foram escolhidas pela recorrência de denuncias feitas através da ouvidoria da SMTT por de moradores e pedestres que se sentiam prejudicados com o desrespeito de alguns condutores.


O QUE DIZ A LEI

De acordo com o artigo 181, inciso VIII e artigo 182, inciso VI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre o passeio é considerada infração grave. O condutor que desrespeita a lei paga multa de R$ 127, recebe cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e tem seu veículo guinchado para o pátio do órgão de trânsito responsável.

OPINIÃO DOS PEDESTRES

"Moro ao lado de uma oficina mecânica, sempre tem carro estacionado na minha calçada, o que atrapalha muito na hora de sair. A situação é tão gritante que um pedaço da calçada foi destruído por causa do grande número de carros que estacionam. A realidade no restante do conjunto não é diferente, os motoristas param nas calçadas e nós temos que ir para a rua para conseguir chegar ao nosso destino. É um verdadeiro absurdo", desabafa a dona de casa.

Afirmou moradora do conjunto Castelo Branco, a dona de casa Eline Silva


 "A calçada é para o pedestre e não para os carros. Estes motoristas devem ser autuados porque estão pondo a vida de vários pedestres em risco. O que falta é consciência por parte destas pessoas. O trabalho de fiscalização, como o que a SMTT está fazendo aqui hoje, é fundamental para inibir a conduta desrespeitosa deste motoristas e a população também tem seu papel, que é denunciar estes atos".

Endagou a professora Sandra Santos


MENTE DA OPERAÇÃO

"Além de estarmos atendendo as denuncias que chegam para nós por meio da nossa ouvidoria, também estamos levando em conta o levantamento de nossos Agentes sobre os principais pontos onde ocorrem este tipo de infração"

"A calçada é um espaço público, não pertence a uma determinada casa ou estabelecimento comercial. Hoje estamos autuando aqueles condutores que insistem em desrespeitar a lei. Infelizmente não há uma disciplina consciente por parte de muitos motoristas, eles não deixam de estacionar sobre a calçada por saber que estão cometendo uma infração, deixam de estacionar por saber da possibilidade de serem autuados. E por conta desta falta de consciência, acabam expondo pedestres ao risco de um atropelamento, já que estes têm que sair da calçada, ir para o meio da rua para prosseguirem seus caminhos"

Declarou o Capitão J. Luiz, chefe da operação


Capitão J. Luiz diz que operação é constante (Fotos: Cleverton Ribeiro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário