sábado, 18 de maio de 2013

Funcionários da empresa Viação Cidade de Aracaju (VCA) paralisam atividades mais uma vez



Os motoristas e cobradores da VCA, revoltados com a falta de pagamento de seus salários, pararam os ônibus por volta das 21 horas desta sexta-feira (17). Batalhão de Choque foi acionado para conter os ânimos, mas não foi preciso interferir.

Com 17 dias de salários atrasados e com a falta de cumprimento do pagamento do acordo coletivo, alem do atraso na entrega dos ticket alimentação, motoristas e cobradores param os ônibus da empresa VCA e avisam que os ônibus só voltam a circular quando tudo estiver resolvido.

Uma grande manifestação foi realizada na noite desta sexta-feira (17) em frente à garagem da empresa de transporte coletivo VCA. Após 17 dias de atraso no pagamento de parte do salário e sem o cumprimento do acordo coletivo, as mulheres dos motoristas e cobradores foram para a frente da garagem da VCA para cobrar uma solução para o problema.

O deputado estadual capitão Samuel Barreto acompanhou a manifestação dos trabalhadores e diz que “a paciência desses trabalhadores se esgotou. Eles esperam 17 dias pelo pagamento do salário, ou seja, 60% já que tinham pago os 40%. Eles fizeram isso mas não pagaram o ticket alimentação. As mulheres desses trabalhadores foram para a frente da garagem porque elas não estavam mais acreditando que seus maridos não estavam recebendo seus salários, o que acabou criando um constrangimento entre os casais”, contou o deputado.





Ainda na noite de ontem, o deputado ofereceu um café aos trabalhadores enquanto se negociava com a direção da empresa como seria resolvido o impasse criado, já que os trabalhadores dizem que não podem mais esperar, uma vez que os acordos coletivos que foram feitos, não foram cumpridos. “Se a empresa não tem condições de pagar seus funcionários, então que se feche a empresa. Ontem mesmo nós entramos em contato com a SMTT e com prefeito de Socorro que já liberam os táxis lotação para que os trabalhadores que dependem dos coletivos possam ir para o trabalho com tranqüilidade. Todos os transportes escalares e táxis lotação foram liberados para rodar e evitar prejuízo a população já que os ônibus continuam parados agora pela manha”, explicou Samuel.






Alem de proibirem que os ônibus saíssem na noite de ontem da garagem, há a informação que alguns veículos foram parados em vários pontos da cidade, ou seja, no local onde se encontravam. Não houve depredação dos veículos, porem eles tiveram seus pneus esvaziados para impedir que continuassem a trafegar. O Batalhão de Choque esteve no local porém não houve nenhum tipo de violência. Os policiais se mantiveram ao longe acompanhando a manifestação que foi feita de modo pacifico. Não houve prisões.

Na manha deste sábado os motoristas e cobradores impediram que os ônibus saíssem para trafegar. Eles exigem o pagamento dos salários. O movimento continua e apenas os ônibus da empresa Tropical e Modelo estão nas ruas atendendo a população, o que está dificultando o transporte dos trabalhadores neste sábado.

A informação é de que nos terminais de embarque da capital o movimento é intenso já que até o momento as linhas da VCA não foram substituídas por veículos de outra empresa. Os ônibus estão saindo dos terminais superlotados, além disso, muitos trabalhadores não estão conseguindo transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário