sexta-feira, 1 de março de 2013

Caso VCA, será que tem solução ?

Bem no decorrer do ultimo mês, a Viação Cidade de Aracaju esteve e está passando por momentos não muito bons e a cada dia casos vão à tona refletindo uma série de irregularidades ocasionadas por sua administração. Várias fontes tentam explicações com os diretor (es) mas nada fica realmente claro, mas para o visitante do SE BUSU NEWS entender melhor a situação vamos ao enrendo dessa bela história iniciada ainda no ano passado.



"Era uma vez"


(09-01-2013) Perde seus belos carros #sqn, por irregularidades fiscais


Na tarde da ultima quarta feira 5 ônibus que estavam trafegando pelas rodovias federias que cortam o estado de SE em situação de caos e com irregularidades na documentação. Ao todo já são 27 ônibus que pertecem a um mesmo grupo empresas, as mesmas que possuem carros apreendidos são Viação Cidade Histórica, São Pedro, São Cristóvão e Viação Cidade de Aracaju.

Segundo o inspetor da PRF alegou que os veículos estavam circulando com licenciamento vencido e sem documentação necessária para circulação. O inspetor ainda afirmou que as empresas tentam burlar a fiscalização, e as medidas que eles promovem para regularização da situação dos carros, os policiais entram em contato com as empresas e pedem para que os carros terminem seus intinerários e voltem as suas respectivas garagens para a regularização das pendências, mas mesmo assim os carros voltam as rodovias na mesma situação, tendo assim que ser retidos no pátio da PRF na BR-235 em N.Sra.Socorro, que por sinal já está repleto de ônibus.

E por fim a PRF alega que se as empresas não regularizarem seus veículos e retirarem os mesmos do pátio em até 90 dias, os carros serão leiloados. E com isso quem irá perder serão as donas e os passageiros ue dependem desse atendimento pra se deslocar até a capital.


(16-02-2013) Aí foi a gota d'água, quebra das pernas de vez, Banco do Nordeste toma 42 carros por falta de pagamento do financiamento


A redução da frota de ônibus coletivos da Empresa Viação Cidade de Aracaju (VCA), prejudicou usuários do transporte coletivo da capital sergipana. O motivo foi a apreensão de 66 ônibus que foram retidos pelo não pagamento do financiamento feito para compra de novos veículos e questões trabalhistas. A assessoria de imprensa da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou que um reforço de coletivos já foi providenciado para atender os itinerários operados pela empresa, e que uma reunião entre os empresários irá ocorrer nesta terça-feira, 19.

Na manhã desta segunda-feira, 18, usuários de transporte público sentiram dificuldade para entrar nos ônibus que, segundo informou a servidora pública, Liana Silva, estavam lotados. “O problema com transporte não é novidade, mas hoje foi diferente, eles demoravam a passar e estavam sempre cheios. Só consegui entrar no quarto ônibus e ainda cheguei atrasada”, disse a moradora do bairro América, zona oeste da capital.

Já o padeiro, Marcos Souza, de 38 anos, disse que saiu de casa às 4:30 da manhã e sentiu dificuldade. Segundo ele, nunca houve problema porque sempre há ônibus no horário. “Eu achei estranho porque sempre consegui chegar no meu horário. Hoje eu me atrasei porque demorou a passar. Por sorte consegui um taxi lotação e cheguei em cima da hora”, relatou o morador do Conjunto João Alves.

A assessoria de imprensa da SMTT explicou ainda que os veículos apreendidos foram supridos por outros de outros grupos do sistema de transporte. “A gente acredita que esse problema pode ser solucionado logo. Amanhã ficou agendada uma nova reunião com os donos de empresa de ônibus. A SMTT está monitorando a situação e amanhã haverá a reunião com os três grupos para reavaliar situação”.


(19-02-2013) Concorrentes ganham domínio provisório de grandes linhas que não podem mais ser atendidas pela VCA

Após tomar conhecimento do mandado judicial aplicado sobre a empresa de ônibus VCA na manhã deste sábado, 16, apreendendo 42 de seus ônibus, o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Nelson Felipe da Silva Filho, de imediato reuniu a diretoria do órgão e os dois grupos que também compõem o sistema de transporte público da capital sergipana - Tropical Progresso e Modelo Halley . Para atender a necessidade dos usuários de ônibus urbano nos próximos dias e minimizar os impactos, ficou definido que o sistema vai ser suprido através de reprogramação das frotas das outras empresas.

De acordo com o superintendente Nelson Felipe da Silva Filho, as empresas Tropical Progresso e Modelo Halley se colocaram à disposição para cooperar com a continuidade do funcionamento do sistema. "Através de estudo realizado pela nossa equipe da Diretoria de Transportes Públicos, ficou possível redistribuir os veículos que vão ficar em defasagem com os que tiveram que sair de operação e, assim, o usuário não será prejudicado e as outras empresas não serão desestabilizadas", explica Nelson Felipe.

Na terça-feira, 19, está agendada uma nova reunião com os diretores das empresas para que o representante da VCA apresente uma resposta da situação e a equipe diretora da SMTT reanalise o plano de operação integrado montado de forma emergencial. "Estamos empenhados para solucionar essa situação o quanto antes e trabalhamos para que o usuário do transporte público de Aracaju não ser prejudicado", reforça o superintendente.


(26-02-2013) Primeira data para o retorno da VCA, mas nada de regularização

(26-02-2013) Ampliação do prazo para o retorno

Acordo não foi cumprido e empresa pede ampliação do prazo.Os 42 ônibus que deveriam circular na cidade de Aracaju nesta terça-feira, dia 26, conforme acordo firmado na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) não foi cumprido.

Isso porque segundo o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, a direção da Viação Cidade
de Aracaju (VCA) solicitou que o prazo fosse entendido até a próxima sexta-feira, dia 1º de março. “Eles pediram ontem para que o prazo fosse ampliado para sexta-feira dando a garantia de que os 42 ônibus estarão rodando em plenas condições de uso para a população. Iremos fiscalizar para ver se eles vão cumprir o acordo”, conta.

Ainda segundo Nelson Felipe, por enquanto, os grupos Tropical Progresso e Modelo Halley vão manter a frota dos ônibus. A equipe do Portal Infonet esteve na avenida Maranhão na manhã desta terça-feira, dia 26, e constatou que os ônibus da VCA permanecem no pátio da Escola de Aviação Civil.


(01-03-2013) Ultimo prazo para o retorno, e parece que agora funciona

E hoje primeiro de março os carros da VCA estão retornando a sua garagem não sei se as ruas, mas espero que a empresa se regularize pois ela faz falta para a população que já sofre com atrasos e ônibus superlotados.

Fontes: infonet.com.br
              g1.com/se












Nenhum comentário:

Postar um comentário