quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Paralização de Rodoviários da Empresa Viação Cidade de Aracaju (VCA) surpreende passageiros nessa Quarta-Feira (07/11/2012)

Trabalhadores das empresas VCA e São Cristóvão paralisaram as atividades nesta quarta-feira, 07, questionando o atraso nos pagamentos. De acordo com o superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), José Carlos Amancio, a situação já era, infelizmente, esperada, diante dos últimos dois anos sem reajuste da tarifa de ônibus, que já vinha em desacordo com a planilha de custos para o serviço.

Mesmo diante da realidade, o superintendente afirmou que a VCA e a São Cristóvão já liberaram os tickets de alimentação aos colaboradores e ainda hoje estão depositando o pagamento que estava programado para esta quarta-feira, quinto dia útil do mês.

A paralização deixou a frota de ônibus da grande Aracaju com  menos de 150 veículos que faziam 40 linhas respectivamente, sendo 35% da frota parada neste dia de hoje. Os usuários que mais sofreram, foram os que utilizavam as seguintes linhas:


003 Conjunto João Alves/Orlando Dantas

004 Santa Maria/Mercado
008 Santa Tereza/Bairro Industrial
020 Piabeta/DIA
040 Marcos Freire II/ DIA
061 Marcos Freire/Centro
500 Circular Cidade 01 e 02

E ainda aqueles que são da area de grande aracaju, ou seja, os que moram nos municipios de N.Srª.Socorro e São Cristóvão, muitos deles faltaram hoje ao trabalho por causa do imprevisto. Serviços de moto-táxi e lotação foram os que faturaram hoje pela manhã. Após reuniões no decorrer da manhã de hoje a administração da empresa VCA declarou em nota ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) que os serviços prestados pela mesma se normalizariam no decorrer da tarde, em vigência do pagamento dos reivindicados que serão confortados com seus devidos direitos.


"Esse caos já tinha se instalado, desde quando o setor mesmo sem o reajuste tarifário concedeu reajuste salarial e de ticket alimentação aos rodoviários. Isso é matemática. Nós inclusive já vínhamos comunicando à prefeitura que o serviço não iria se sustentar dessa forma"


"Compreendemos a reivindicação dos trabalhadores, que é justa, e eles estão realizando uma paralisação ordeira, mas apelamos para a compreensão deles para que, diante do anúncio das empresas de efetuarem os pagamentos ainda hoje, encerrem a paralisação para que o serviço à população volte à normalidade"


disse Amancio, frisando que este ano, por exemplo, foi concedido 10% de reajuste salarial e 20% nos tickets mesmo sem o reajuste da tarifa.


Agora é só esperar a normalização dos serviços.

Um comentário:

  1. MAS É UMA VERGONHA TER QUE PAGAR MAIS CARO NUMA PASSAGEM DE ONIBUS, POR UM ONIBUS CAINDO AOS PEDAÇOS. PQ ELES NAO MUDAM NUNCA.

    E ONIBUS LOTADO SEMPRE, E A CIDADE DE ARACAJU CONTINUA DO MESMO TAMANHO DE ANTES.... É ABSURDO.

    ResponderExcluir